Sem Glúten e Sem Lactose

 

Pelo menos uma vez na vida você já viu alguém perguntar se determinado alimento era sem Glúten ou sem lactose, e já se perguntou qual a diferença entre eles. Decidimos colocar os “pingos nos is” e detalhar o que cada um significa e quais suas características.

 

                Glúten é uma proteína que podemos encontrar em alimentos comuns como biscoitos, bolos, pães, cervejas e massas. Todos os alimentos derivados de grãos como trigo, centeio e cevada contém glúten, ele tem a função de deixar a massa mais elástica, o suficiente para ser esticada e não romper.

                Para algumas pessoas a ingestão de glúten causa danos a parede do intestino delgado, o que dá início a uma série de problemas de saúde, outras pessoas tem intolerância a glúten por se tratar de uma proteína de difícil digestão. Já a Doença Celíaca é uma reação autoimune do organismo provocada pela ingestão de glúten. As células de defesa atacam o glúten mas ao mesmo tempo atacam também as paredes do intestino, provocando uma atrofia na mucosa intestinal que impede a absorção dos nutrientes. É uma doença crônica que exige a eliminação total do glúten na dieta por toda a vida.

                Lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite produzido por qualquer mamífero e alimentos derivados de seus leites. Quando tomamos um copo de leite ou comemos queijo por exemplo, essa molécula vira energia para abastecer nossas células. Além de levar energia ao organismo, a lactose também ajuda a absorção do cálcio.

                A intolerância a lactose surge quando o corpo não produz mas lactase suficiente, enzima responsável pela quebra da lactose em galactose e glucose. Quando bebês temos um alto nível de lactase, uma vez que nos alimentamos exclusivamente do leite materno, conforme envelhecemos é natural que esse nível diminua, estamos aptos a comer outros alimentos, logo, tanta lactase não é mais necessário em nosso organismo. Em alguns casos a pessoa pode nascer sem a capacidade de produzir essa enzima.

                 Muito tem se falado sobre a dieta sem glúten e sem lactose, mas essa dieta é benéfica para qualquer pessoa?

Perguntamos a nossa Nutricionista Maria Marquez e ela tirou nossa dúvida:


Dieta Sem Glúten e sem Lactose - Ser Orgânico Delivery